10 nutrientes da pipoca

10 nutrientes da pipoca

Para o primeiro artigo deste site, resolvi trazer pra vocês 10 nutrientes encontrados na pipoca. Além de deliciosa, a pipoca é um alimento rico em nutrientes e cheia de benefícios.

Os nutrientes que fazem a composição da pipoca são grandiosamente benéficos para a saúde e pode ajudar o sistema imunológico de forma mais eficientes que muitas frutas e hortaliças.

O que “estraga” a pipoca e diminui seus efeitos tão nutritivos são adições que fazemos como óleo, sal, manteiga, açúcar, aromas, conservantes, coberturas etc. Você sabia que a pipoca pode estourar apenas com o calor? O óleo não é uma necessidade para a pipoca estourar.

A pipoca é pouco calórica e rica em elementos saudáveis, tornando-se assim uma excelente opção de aperitivo. Ela também possui alto índice de antioxidantes, até porque não possui água em sua composição, e estes, por sua vez, evitam a formação de radicais livres.

Para você ter uma ideia, 100 gramas de pipoca contém:

• Vitamina B1 (7% das necessidades diárias)
• Vitamina B3 (12% das necessidades diárias)
• Vitamina B6 (8% das necessidades diárias)
• Ferro (18% das necessidades diárias)
• Magnésio (36% das necessidades diárias)
• Fósforo (36% das necessidades diárias)
• Potássio (9% das necessidades diárias)
• Zinco (21% das necessidades diárias)
• Cobre (13% das necessidades diárias)
• Manganês (56% das necessidades diárias)

Tudo isso em apenas 387 calorias incluindo 13 gramas de proteína, 78 gramas de carboidrato e apenas 5 gramas de gordura. Além disso a pipoca ajuda a saciar a fome, pois é rica em fibras, inclusive considerada uma das melhores fontes de fibras nos alimentos. Para se ter uma ideia, numa porção de 100 gramas de pipoca, 15 gramas são pura fibra alimentar. Quer dizer que a fibra compõe 15% da composição da pipoca.

Considerando todos esses fatos, a pipoca pode ser uma ótima forma de perder peso, ao contrário do que muita gente acha e reproduz.

Um estudo comparou sensações de saciedade após o consumo de pipoca e batata frita. Foi descoberto que 15 calorias de pipoca saciam bem mais que 150 calorias de batata frita. Isso acontece, em grande parte, por causa do alto índice de fibra alimentar da pipoca.

Todos esses dados, fatos e estudos não levam em consideração a pipoca de microondas, que vem coberta de gordura vegetal hidrogenada para poder estourar no microondas. Essas pipocas são ricas em gordura e devem ser evitadas.

Uma pipoca saudável e saborosa pode ser preparada com um pouco de azeite de oliva e sal. Também existem alguns tutoriais na internet ensinando a fazer pipoca no microondas sem óleo algum. Também é possível estourar a pipoca sem óleo na panela, mas é recomendável o uso de pipoqueira, pois como a pipoca sem óleo demora mais para estourar, é necessário mexer o tempo todo para não queimar os grãos.

2 ideias sobre “10 nutrientes da pipoca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *